Trriiiinnn, toca o telefone.
- Alô?
- Fala, rapá, tudo certo?
- Fala grande. Tudo certinho.
- Qual é a boa de hoje? To aqui em casa de bobeira, nada pra fazer.
- Pô, pode crê, nada nada. Ta foda ficar vendo tv de bobeira aqui em casa. Não agüento mais.
- Aí, partiu tomar uma cerva no Cerol?
- Demoro, cara! Perfeito! To chegando lá em uns 20 min.
- Já é! E ainda dá tempo de pegar o jogo da tv!
É assim que a maioria das pessoas decide ir para o Sports Bar, mais conhecido como Cerol. Isso mesmo. Jamais chame alguém para ir ao Sports Bar. O seu convidado jamais saberá onde fica, por mais que ele freqüente esse local há muitos anos! Lá é CEROL e ponto!
Instalado na Rua Tavares de Macedo, no meio de Icaraí, esse é um dos últimos pés sujos remanescentes – GRAÇAS A DEUS - no bairro mais badalado de Niterói.
Voltando ao assunto, o estilo é simples: cerveja de garrafa da mais gelada e delicadamente cuidada. Lá, sempre a primeira opção oferecida pelo Maradona é a Antarctica.(Fugindo da conversa, rapidinho, esse Maradona não é hermano, pelo contrário, é brou, e não coloca nada na nossa água, assim como aconteceu na Copa de 90).
Mesas na calçada, interior do bar com azulejos desgastados, pôsteres antigos e um balcão que deixa à mostra o de sempre de qualquer boteco. Uma tv na entrada e uma no fundo do bar, para que todos os freqüentadores e transeuntes possam assistir democraticamente. Se você é daqueles desconfiados, ainda pode pedir para colocar o engradado debaixo da sua mesa para você controlar, que eles fazem sem problemas. Só que aí fica parecendo que você quer se mostrar para todos!
Para comer, churrasquinho mandrake, recheado e que sempre surpreende o desavisado. Ele vem servido no prato, com farofa estilo macumba, arroz e molho à campanha! Ou seja, c-o-m-p-l-e-t-o! Tirando isso, não arriscaria mais nada.
Aconchegante, local certo de coroas, jovens e adultos, o bar tira um pouco da monotonia e do espírito capitalista do bairro. Enquanto as mulheres vão fazer compras e fofocar na Moreira Cesar, os homens vão confraternizar a vida e bater um bom papo na rua de trás.
Além disso, há uma marquise e árvores por perto, o que deixa a calçada sempre escondida do sol forte do verão e numa temperatura legal para ficar por lá de bobeira até o dinheiro acabar.
Ah, se seu carro estiver estacionado em frente a calçada, em dia de jogo, ele virará apoio para as garrafas e tulipas dos que ficaram em pé, por falta de espaço. Mas não se espante, o pessoal lá é educado e sabe o valor de um carro.
Dado importante: se você é de Niterói e resolver fazer um teste, passando lá uma vez ao dia, durante uma semana, você sempre encontrará algum conhecido seu! Ou seja, sempre terá companhia para tomar uma cerveja gelada, de bobeira e sem preconceitos!
Outro dado importante: Se você passar por lá umas 9h da manhã, vai encontrar a coroada que acorda as 6h! Comparando com o horário dos mais novos, não é tão cedo, já que a galera que acorda as 10h, por exemplo, sai para beber ao meio dia! Ou seja, mais cedo que os coroas, já que eles esperam umas 3 horas para começar os trabalhos!
===
Texto escrito ao som de Zé Gonzáles – a luta continua
De Leve – Babilônia Teima
Pyroman – Pyroman theorie
Instituto e Kamau – poesia de concreto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário