13 de ago. de 2008

Tenkai – é de Japão que nós vamos

Bom, esse texto não é uma homenagem às Olimpíadas de Pequim, até porque vou falar da experiência que eu tive com comida japonesa.

O Tenkai, na verdade, é um restaurante bastante conhecido e que fica muito bem localizado em Ipanema, entre as ruas Prudente de Moraes e Paul Redfern.

Mas irei falar da unidade que fica no centro da cidade, a primeira, pertinho da estação do bondinho para Santa Tereza.

Quem me apresentou esse achado – digo isso porque se não for por indicação, você só descobre o restaurante sem querer – foi uma amiga minha. Muito obrigado pela dica!

Quando cheguei em frente ao Tenkai, não acreditei muito que naquele espaço caberia algo como um restaurante. Porém logo me liguei que estávamos falando de japoneses, o povo que consegue sobreviver em cubículos que eles chamam de casa e se apertam em lugares, tipo o metrô, que comportam mais gente por metro quadrado que as próprias cadeias brasileiras!

De cara, a porta deve ter no máximo uns 80 centímetros de largura. Dentro do restaurante, tudo muito simples. Um espaço pequeno com umas oito mesas, praticamente coladas umas com as outras, e um balcão com mais uns quatro ou cinco lugares e muito pouco barulho. Lá, as pessoas respeitam o espaço do outro e a proposta do lugar. Restaurante perfeito para um jantar a dois, mas como ele só abre no almoço, durante a semana, esqueça isso.

Bom, agora vamos ao que interessa. Antes de escrever algo sobre a comida, quero logo dizer que o Tenkai já virou encontro obrigatório no início de cada mês!

Você senta à mesa e já é logo servido de uma pequena salada, servida de alface, picles, cenoura, repolho e gergelim. Coloque um pouco de molho de soja pra dar uma temperadinha. Perfeito para abrir o apetite.

De prato principal, eu e meu camarada pedimos um combinado de salmão e atum, que veio sushis, sashimis, enroladinhos e até Califórnia. Esse combinado vem com 39 peças e custa R$ 76. E como diz o ditado, “se está na chuva é pra se molhar”, pedimos uma porção de Hot Philadelphia (oito peças por R$ 21) para complementar o pedido.

Esse foi o melhor Hot Philadelphia que eu já comi. Sem exagero! A porção do Philadelphia no tekamaki é generosa, o hot é hot e simplesmente derrete na sua boca.

Logo que acabamos os hots, chegou o combinado, todo arrumadinho em uma travessa típica. Confesso que logo de cara fiquei preocupado, pois achei o corte das peças um pouco grande e não muito delicado. Mas tudo bem, vamos que vamos. Se tudo tinha dado certo ate então, porque daria errado logo na especialidade deles? Até porque as cores dos peixes eram muito vivas!

E realmente acabou dando tudo certo. Os peixes, todos muito frescos, com aquela aparência de “acabei de pescá-los para você”, desceram do mesmo jeito que os hots. Você colocava na boca e eles simplesmente se dissolviam. Magnífico.

A quantidade no final foi perfeita. Deu pra ficar satisfeito, com aquele gostinho de quero voltar amanhã. Ah, mês que vem, quando voltar lá de verdade, vou de saquê pra ver qual é!

Fica a dica para quem passar pelo centro da cidade! Ah, se for para Ipanema, deve ser tão bom e ainda tem o toque da decoração, que acaba deixando a sua refeição muito mais gostosa. Quem for, depois me diz se gostou!
Sayonara!

Endereço: Rua Senador Dantas, 75, loja H
Tel: 2240-5898
Site: www.cozinhajaponesa.com.br/tenkai

= = =

Imagens: www.cozinhajaponesa.com.br/tenkai

Trilha Sonora: Matt Costa


Nenhum comentário: