28 de jul. de 2008

Bar do Arnaudo

Em Santa Tereza tem o Bar do Arnaldo. E no Bar do Arnaldo tem comida nordestina! E a comida nordestina de lá é de te deixar desejando voltar sempre! E você acaba voltando sempre que pode!

O cardápio recheado de coisas boas te deixa na dúvida do que comer. É um prato melhor do que o outro.

Minhas sugestões para a entrada são o queijo coalho feito na brasa, quase torradinho, cortado em cubos ou a lingüiça calabresa fatiada com macaxeira. Essa entrada de lingüiça na minha opinião é a melhor, principalmente pela travessa parecer uma montanha.

Detalhe: todos os pratos lá, ou pelo menos a maioria, são quase que cobertos por cebola e são muito grandes. Na última vez que fui, uma entrada e um prato deram para três pessoas e ainda sobrou um pouquinho. Lá não tem economia. Essa coisa de comida contada não faz parte do estilo deles. Lá, a comida é servida como na casa de avó e quem come pouco passa a impressão de que não gostou, deixando a boa velhinha chateada.

Para acompanhar, o cliente escolhe entre a Skol, a Bohemia e Antarctica Original. Nunca vi saindo a Skol. E para os mais ousados, uma dose de cachaça para abrir o apetite. Opções da boa branquinha brasileira têm de sobra, é só olhar em volta nas paredes do restaurante. É muita coisa.

Minha preferência no cardápio é a carne de sol com macaxeira, acompanhada de feijão-de-corda, arroz branco e farofa de abóbora, que para minha felicidade tem cor de farofa de macumba haha. Detalhe: a travessa de feijão vem com duas tiras de queijo coalho em cima, preparadas para serem devoradas. Uma outra dica é a carne de porco com abóbora que, acredito eu, é um dos pratos mais pedidos no restaurante.

Na mesa, como tempero, tem pimenta e manteiga de garrafa, é lógico. Sendo que a manteiga é trocada toda vez que vem um novo pedido de comida na mesa, para que o cliente possa degustá-la na sua melhor forma, quentinha. E a pimenta é forte. Não abuse! Já vi gente chorando por causa dela. Pimenta do nordeste é coisa séria. Não se aventure se não estiver preparado.

O restaurante é simples. Deve ter umas 10 a 15 mesas, quase que coladas umas nas outras, mas com espaço suficiente para você não se sentir incomodado, um balcão com doces caseiros dos mais variados à mostra, uma espécie de varanda e um teto relativamente alto. Nas paredes, cachaça, cachaça, vinho, cachaça e alguns quadros. Para ficar perfeito, só faltava o chão do restaurante ser de terra batida!

Para turistas:
Para quem quiser ir sem pressa, para passear, pode pegar o bondinho no centro e saltar no Largo dos Guimarães. O Arnaldo fica à uns 100 metros de lá. Depois do almoço, para desgastar toda aquela comida, existem alguns ateliês muito charmosinhos que vendem produtos nos estilos carioca e nordestino, que não são encontrados nos pontos mais badalados da cidade. Santa Tereza é o lugar perfeito para comprar souvenires de lembrança ou até mesmo para decoração.

Eu mesmo fiquei apaixonado por um jogo de saleiro, paliteiro e guardanapo pintados com as paisagens do Rio, que em breve farão parte do meu kit churrasco.


Além disso, por ali, o sol não é tão quente quanto no asfalto e a brisa é ótima. Da para passear na boa, relaxado.

Mas voltando ao assunto Arnaldo, de sobremesa não vou de nenhum doce. Prefiro aquele cafezinho expresso básico. E para fechar, o de melhor é a conta. Depois de se deliciar com toda essa gostosura, o preço cai perfeitamente no bolso. Na última vez que fui, por exemplo, três pessoas dividiram o montante de R$70. Sendo que foram duas Antarcticas Originais, três cocas, uma entrada e um prato principal, além do café e dos 10% do garçom mais do que merecidos!

===

Bob Marley – Songs of Freedom – cd 3
The Aggrolites – Reggae Hit L.A.
Manu Chao – Proxima Estacion Esperanza

Nenhum comentário: