28 de jul. de 2008

Adega Flor de Coimbra

Um dos melhores bolinhos de bacalhau do Rio de Janeiro é de lá. Não poderia começar diferente esse texto. Tinha que ser logo pelo tira gosto, o cartão de visitas da casa portuguesa, Flor de Coimbra, que fica na Lapa.

Divinamente preparados, você pode comê-los apenas como tira gosto ou pedir de entrada antes da refeição. Banhe de azeite e sinta a delícia dissolver pela sua boca.

Bom, o restaurante pequeno, com umas 9 mesas embaixo e mais uma seis no mezanino que ocupa apenas um terço do espaço total, e um pé direito de uns 10 metros, deixando o restaurante bem ventilado.

A Flor de Coimbra é intitulada a adega mais antiga do Rio. Antes residência do pintor brasileiro de maior projeção internacional, Cândido Portinari, inaugurou como restaurante em 1938. Em suas paredes o cliente pode ficar vendo os quadros que contam a história – desenvolvimento - da Lapa e da Praça XV, por meio de pinturas. A decoração mostra a idade avançada, mas muito bem cuidada do restaurante.

arçons impecavelmente arrumados com as cores da bandeira portuguesa em suas roupas e aventais e um atendimento de primeira, sem frescuras, mas com muita educação.

O cardápio não economiza nos pratos que levam como ingrediente principal o bacalhau que harmoniza com os vinhos do lugar.

Os meus pratos prediletos são a Costelinha Frita com batatas coradas e arroz de brócolis e o Lombinho de Porco à moda da casa (arroz branco, batatas coradas, feijão branco e farofa). Ambos os pratos vêm recheados de cebola!

Apesar de poder trocar a guarnição pra mim a combinação é essa!Um fato inusitado: a bebida mais famosa da casa é a limonada! É sério! A limonada lá vem especialmente servida numa garrafa verde, dessas antigas, pra dar um toque de charme e de diferença! E realmente dá. Em quase todas as mesas você identifica o pedido e quem não conhece vai logo perguntando ao garçom!

De sobremesa - ai ai ai! - peça um pudim de leite. Simples, né? Mas muito bom.

No final, você ainda recebe um cálice de vinho do porto pra fechar com chave de ouro esse momento único de Portugal em meio a Lapa!

Ah, só não dê beijos ousados em sua companheira ou companheiro. Lá, só valem bitoquinhas para mostrar bom comportamento!

===

Texto escrito ao som de dona esponja, de Zeca Pagodinho

Nenhum comentário: