28 de jul. de 2008

A Última Ceia (para a querida Angélica)

Bléééééééimmmm...

Poucas coisas na minha vida são definitivas. Quero muito de tudo, mas não me apego muito a questões materiais, números de telefone, bairro, cidade, país...

Porém, algumas marcas são para sempre. E uma delas é o som da sineta do cemitério de Irajá, resultado do atrito do bastão, empunhado por um homem, contra o tubular objeto metálico ao entrar o corpo da minha irmã, inerte, desprovido de vida aos portões do cemitério. Esse som jamais esquecerei. Na verdade escuto-o agora. Nesse exato momento em que escrevo e para sempre.

Mas como o objetivo aqui é falar de comida, desculpem a confissão e vamos ao que interessa. O que comer e o que beber numa situação dessas? O que comer e o que beber quando nada se quer comer ou beber? Quando se está deveras preocupado com a saúde de um ente querido ou acabou de perdê-lo.

Para comer

Misto quente

É ideal para pessoas de meia idade. O sanduíche mata a fome na medida certa. Não é muito grande e nem pequeno. É do tamanho da pouca fome que se tem em momentos de grande preocupação. Recomendo o do Bar Bico e o do Tropical Sucos.

Cream Cracker

Muito utilizado por pessoas que já estão na melhor idade, para matar aquela necessidade biológica de se comer alguma coisa. Até por que pessoas da melhor idade, nessas situações, dizem que não querem comer nada. Mas um cream cracker eles encaram numa boa.

Para aqueles que acham que o nome do biscoito é Creme Cracker eu digo que estou falando da mesma coisa. Eu nunca entendi por que as pessoas só aportuguesaram o Cream e mantiveram o Cracker com a pronúncia em inglês.

Pão na chapa

Esse é clássico! Confesso que demorei para descobrir os prazeres que um pão na chapa pode proporcionar. Os que eu já tinha experimentado mais pareciam pão puro amassado e quente. Recentemente descobri que a frase: “amigão, pão na chapa com mais manteiga, por favor”, pode surpreender positivamente. Boa pedida para antes ou para depois de funerais.

Açaí

Uma boa alternativa é o açaí. É um suco? Bem, prefiro pensar no açaí como uma refeição. Um copo/ tigela de 500ml e duvido que se fique com fome nas próximas 3 ou 4 horas. É gostoso, prático e alimenta. Recomendo o tipo A ou o tipo B do Golden Sucos da Barra (a loja da Barra é infinitamente superior a do Recreio).

Para Beber

Café!

Muito café para conseguir fumar aquele cigarro, para manter-se acordado ou simplesmente por que café é bom demais. Nessas horas não tem essa de café gourmet, Família Baggio, Bravo, Olivier ou qualquer outro 100% arábica. O ideal é aquele da garrafa térmica vendido na barraquinha a R$1,00 o copo.

Conhaque

Bom companheiro! O teor alcoólico de 38% de um Domec deixa você relaxado e preparado para o que vier. Conhaque Fundador e Dreher são opções. No calor dê preferência a bebidas acompanhadas de gelo.

Whisky

No flask ou on the rock permite que se tenha uma visão do mundo como a que tinha Humphrey Bogart, para quem o mundo estava sempre duas doses abaixo.


Cerveja

A cerveja, assim com o vinho, tem como característica principal reunir pessoas. Ninguém gosta de ficar bebendo cerveja sozinho. É barata, tem em tudo que é lugar e sempre tem alguém para acompanhar (apesar de estes tempos de lei seca terem tornado as companhias menos freqüentes). Ideal para atualizar o papo com os amigos e parentes distantes após o funeral.

====

Serviço

Bar Bico
Copacabana - Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1253

Tropical Sucos
Flamengo/ Botafogo – Esquina da Praia de Botafogo com Marquês de Abrantes

Golden Sucos
Barra da Tijuca - Avenida Sernambetiba, 5130

====

Trilha Sonora:


Amy Whinehouse

  • Addicted
  • Back to Black
  • Im my bed
  • Just friends
  • Love is a losing game
  • Rehab
  • Tears dry on their own
  • You know i’m no good
RSS

Nenhum comentário: