28 de jul. de 2008

Agora, Mauá

Ou a tríplice serrana: Mauá, Maringá, Maromba.

Num sábado nebuloso e com as crianças fora de casa Elaine e eu decidimos colocar o carro na estrada e ver para onde ele nos levaria. Acabou nos levando a declinar de Parati e São José dos Campos e marcar um golaço indo para Visconde de Mauá.

Paradinha em Penedo para chocolate quente e carona para uma mãe e dois filhos que filaram saquinhos de São Cosme, São Damião e São Doum. Doum é o santinho pequenino que fica entre Cosme e Damião. Nem sempre ele aparece, mas faço questão de falar nele.

Bem, após aproximadamente 1 hora de subida a 25Km/h (subimos de Uno Mille!!!) avistamos o vale. E logo depois o campo de futebol. E finalmente um boteco para a primeira do dia (Obrigado Meu Guia!).

Tendo bebido, bateu aquela vontade de rebater com um tira-gosto. Paramos, muito acertadamente, no Restaurante Bella Vista (Estr. Mauá – Maromba, Km 1). O nome do restaurante não é à toa. Ele fica no meio do nada, com sua varanda praticamente suspensa sobre a exuberante vegetação da Serra da Mantiquiera. Maravilhoso!

A responsável pelo estabelecimento é a simpaticíssima Mônica, que é dona de uma conversa daquelas que não dá vontade de ir embora. Para matar a fome fomos de cestinha de queijo provolone recheada com polenta e lingüiça calabresa (R$ 13,00). Depois emendamos numa outra cestinha com trutas frescas (13,00). Para acompanhar, cachacinha artesanal (R$ 1,00).

Depois do até breve, rumamos para a pousada, fizemos passeio de moto na chuva, fomos às cachoeiras e escorregas, voltamos para a pousada, tomamos banho, nos perfumamos e estávamos na rua novamente a procura de boa comida.

Começamos com as comidinhas para viagem. Fomos ao “O Fino da Roça” (Centro de Maringá). Lá compramos queijo provolone (R$ 22,00/ kg), queijo minas padrão (R$ 12,80 a unidade), goiabada cascão (R$ 9,00 a unidade), vinagre com ervas (R$ 13,50), pimenta (R$ 22,00) e pinga artesanal (R$ 7,50 a garrafa pequena). Todo mundo que chega aqui em casa elogia a garrafa do vinagre e/ ou a da pimenta!

Foi então que vimos um anúncio no jornalzinho local sobre um restaurante chamado “O Restaurante” (Alameda Gastronômica – Maringá – MG). Nome definitivo para o lugar. Comandado pelo chef Mauro Júnior, o restaurante é bem bacana: rústico, de bom gosto, aconchegante e com serviço atencioso e coerente. De entrada bolinhas de truta acompanhadas pelos molhos: pesto, azeitonas pretas, ervas e gengibre com mel e shoyo. Deliciosos.

Elaine foi de Sopa de queijo com batatas no pão italiano e eu fui de nhoque de batata com calabresa e funghi. Perfeitos! Para acompanhar pedi Cabernet Sauvignon chileno.

A sopa, além de deliciosa, estava na temperatura que a noite de Mauá pedia (apesar da lareira da casa estar acesa) e o nhoque... bem, o nhoque... só o da minha mãe para competir!

A conta do jantar completo não passou de R$ 100,00. A refeição estava tão boa que não deu tempo de ficar discriminando os preços dos pratos...